domingo, 4 de abril de 2010

Texto de Filosofia

SEGUNDO BIMESTRE

PENSAMENTOS QUE MUDARAM A REALIDADE E A HISTÓRIA HUMANA - 3º ano
“Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?”
DESCARTES

Sempre que nos colocamos a pensar o que é filosofia, logo nos vem à cabeça aqueles homens que viveram no passado, afastados da sociedade, ociosas e que pensavam sobre o que seria a natureza, o homem, a sociedade, as coisas ou os deuses. Pessoas meio malucas que deixavam de viver os momentos e benefícios que a cultura e a sociedade lhes ofereciam para ficar pensando, pensando e pensando.
De fato, foi isto o que aconteceu e acontece. Alguns homens deixaram e deixam até hoje de terem uma vida comum como a de todos os outros indivíduos da sociedade para fazerem questionamentos fundamentais sobre a realidade em que vivemos na tentativa de encontrar respostas àquelas perguntas que já dissemos aqui: quem sou eu?; de onde eu vim; e para onde eu vou?
Neste momento com o pensamento voltado para o questionamento da realidade, que a filosofia torna-se uma tentativa de buscar respostas às mais diversificadas questões: qual a ordem da natureza (phisis)?; Que tipo de comportamento os homens têm consigo mesmos em relação aos outros?; em que condições político-sociais é formada a realidade?; Quais os conhecimentos científicos podemos aceitar como válidos?; qual a existência e funcionalidade das coisas que existem no mundo?; entre outras.
Contudo, o que todos os filósofos sem exceção, estiveram e estão dispostos a fazerem é pensar para que a humanidade possa se instruir e compreender um pouco da realidade em que vivem. O trabalho do filósofo consiste em criar conhecimentos para que possamos ensiná-los de geração em geração, a fim de que os seres humanos possam ver o mundo de uma nova maneira, com um novo olhar, com uma nova perspectiva. Pois o que os filósofos pretendem é propor uma determinada ordem à realidade a partir de conhecimentos que possibilitem às pessoas entenderem as regularidades na natureza, as relações sócio-políticas, as produções científicas e a criação e construção das coisas que existem no mundo.
Educar, portanto, é questionar, criar, transmitir conhecimentos, primeiramente pensados pelos filósofos e depois disponibilizados aos futuros homens e mulheres da sociedade. Nesta condição, neste processo de formação dos seres humanos e o papel do filósofo e da filosofia são fundamentais para o crescimento e progresso da humanidade. Pois, a filosofia como análise crítico-reflexivo da realidade será a base e o fundamento de todos os conhecimentos existentes no mundo: da ciência, da arte, da religião e da própria filosofia. Pois os filósofos, com a pretensão de buscar e conhecer o princípio (arché) que fundamenta a realidade produziram e produzem os mais diversos pensamentos e conhecimentos para a humanidade.
Por isso, que em alguns momentos de nossas vidas, escutaremos sempre a voz dos filósofos a dizerem sobre as coisas que não imaginávamos pensar. Quem de nós nunca ouviu frases como a: “o ser é e o não ser não é”; “ninguém entra no mesmo rio duas vezes”; “amor platônico”; “amar a Deus acima de todas as coisas”; penso, logo existo”; “ser ou não ser eis a questão”; “ pensar nos limites da razão”; “Freud explica” entre tantas outras.
Todos estes pensamentos podem parecer apenas frases sem sentido, apenas jargões populares. Mas, na realidade são o resultado de um trabalho exaustivo e que, em muitos casos, levou uma vida inteira para serem elaborados, a partir de uma busca incessante por respostas que satisfizessem os anseios por conhecimentos desprezados pela humanidade. São pensamentos e elaborações conceituais que apontaram e continuam apontando os rumos para a história e o progresso da humanidade.
O que seriam de nós, simples mortais, se não fossem os pensamentos malucos dos imortais pensadores da humanidade? Talvez estaríamos vivendo na idade da pedra lascada assistindo ao “Big Brother” da caverna lascada do vizinho, acreditando nas sombras que se projetavam nas paredes das cavernas, pensando ser o melhor cidadão da tribo por ter um couro de marca e um osso raro.
Assim, progredimos e crescemos com os pensamentos dos filósofos. Mas será que mudamos em relação aos nossos ancestrais primitivos? Ou continuamos fazendo tudo o que eles faziam?
Apesar do progresso e do crescimento da humanidade, nós ainda acreditamos ser verdadeiro coisas que são irreais ou ficções. Acreditamos em sombras e fantasmas, nós emocionamos com as novelas na televisão, criamos mundos imaginários com a literatura, ficamos horas e horas navegando no mundo virtual da internet, vivemos os prazeres da marca e da moda, aceitamos todos os benefícios da técnica em nossa vida, entre muitas outras coisas, por acreditarmos que as conhecemos e por acharmos serem verdadeiras. Mas o filósofo Nietzsche nos questionará: “por que sempre a verdade? A verdade existe? Não mudamos muito em relação aos homens das cavernas, apenas aprimoramos nosso modo de acreditar e aceitar no que os outros pensaram para nós. Aceitamos as verdades e perspectivas que nos são impostas porque é mais fácil, mais aconchegante, menos doloroso pensarmos sobre elas.
Por isso, que temos que passar a ter atitude filosófica, para que possamos correr riscos e pensarmos sobre as coisas que normalmente não penaríamos, criamos conhecimentos que não existiriam, agir para que a vida no mundo passe agradável, fraterna, inteligente, feliz e livre de imposições e verdades absolutas.
Portanto, vamos pensar filosoficamente, para podermos ver o mundo com outros olhos, os olhos da admiração, do espanto, do questionamento para que, talvez o futuro, sejam reconhecidos como filósofos que criam conhecimento e que transformaram o mundo em que viveram.

Octávio Silvério de Souza Vieira Neto


QUESTÕES:
1 – O que é pensamento?
2 – Qual a relação existente entre pensamento e razão?
3 – Qual a relação entre educação e pensamento?

24 comentários:

  1. Pensamento é a capacidade que o homem possui de definir sobre sua concpçao de vida,o que é certo ou errado pra si mesmo e para a sociedade em que vive.

    ResponderExcluir
  2. A relaçao existente entre pensamento e razão,é de que o pensamento,nao necessariamente tem a necessidade de ser posto em prática,ja a razão,uma pessoa com etica a colocaria em pratica em qualquer situaçao que lhe aparessece no dia a dia
    BRUNO VALLE

    ResponderExcluir
  3. A relaçao entre educação e pensamento,na minha opinião é de que , uma pessoa bem educada que tenha cultura irá ter pensamentos que poderao ajudar o meio em que vivem ou até mesmo outras sociedades.
    BRUNO VALLE

    ResponderExcluir
  4. henrique:
    pensamento é a capacidade que o homem adquiriu atraves do tempo de poder ver se o que ele fazia era ele mesmo que fazia por que achava aquilo bom,certo, etc. por vontade propria ou se era por que outro achava aquilo para ele.

    ResponderExcluir
  5. henrique:
    pensamento tem o sentido de podermos ter a liberdade de podermos pensar por vontade propria, mas não necessaria mente posta em pratica, coisa que na razão muitas das vezes é feita diferente,pois se pensamos algo e acharmos que estamos certo devemos coloca-lo em pratica

    ResponderExcluir
  6. henrique:
    educação e pensamento para mim tem tudo a ver pois o pensamento esta no mesmo ramo da educação. pois se temos uma opinião, muitas das vezes é por que tivemos uma boa educação(escola,estudo,família, etc.)e como o proprio bruno disse que as pessoas bem educada tem mais cultura tem o pensamento mais amplo, podendo assim ajudar o meio em que vivemos

    ResponderExcluir
  7. 1- Para mim, pensamento é a capacidade que todo ser humano tem de transformar seus sentimentos e sentidos em imagens e 'ações'.
    É algo totalmente pessoal e intransferível, que não pode ser vendido, nem retirado de nós.

    2- A relação existente entre razão e pensamento, é que para agir com razão, a pessoa deverá possuir um pensamento coerente.
    Para que nossos atos sejam racionais, devemos pensar de uma forma, em que seja possível fazermos inferências com nosso conhecimento e assim definirmos o que para nós será certo e errado.


    3- A educação nos ensina a organizar e construir nossos pensamentos de uma lógica, para podermos entender e nos comunicar melhor com o mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  8. Tiago Ribeiro:
    È uma das formas que reune os processamentos de ideias,é aceitado como algo mais prÓximo de entender a alma ou espirito, onde possa traduzir de fato o que o mesmo revela com imagens e ideias!!

    ResponderExcluir
  9. Fabrício,disse:
    1 - O que é pensamento?
    R - Podemos entender como pensamento o questionamento sobre a realidade em que vivemos.
    Ex: O que vou fazer amanhã? Como resolver esta situação? Qual a carreira a seguir?

    2 – Qual a relação existente entre pensamento e razão?
    R – Ao contrário da razão o pensamento é livre. Os nossos pensamentos vão e vem livremente sem que eu possa dominá-lo de maneira efetiva.
    A razão é um conceito preestabelecido. Podemos classificá-la também como resultado de um trabalho exaustivo e que, em muitos casos, levou uma vida inteira para ser elaborado, a partir de uma busca incessante por respostas que satisfizessem os anseios por conhecimentos desprezados pela humanidade.

    3 – Qual a relação entre educação e pensamento?
    R - Através da educação podemos: criar, transmitir conhecimentos primeiramente pensados pelos filósofos e depois disponibilizados aos futuros homens e mulheres da sociedade dentre outros. Neste processo de formação dos seres humanos o papel do filósofo e da filosofia é fundamental para o crescimento e progresso da humanidade.

    Fabrício Bastos

    ResponderExcluir
  10. A relação que se faz entre o pensamento e a razão é que a razão se torna termômetro da compreenssão da coerencia do pensamento,por exemplo:para sabermos que estamos tendo um pensamento correto sobre algo temos que saber completamente sobre o que estamos pensando, assim ter a verdadeira posse do que estamos pensando!

    ResponderExcluir
  11. A relação que se mantém entre a educação e o pensamento é que ambos expressam algo que está na subjetividade ,sabendo que tanto a educação e quanto o pensamento está relacionada a o vínculo da ética!

    ResponderExcluir
  12. Nº1- É a capacidade que temos de elaborar conceitos e estabelecer relações de acordo com a nossa realidade, material ou social. Portanto pensando, adquirimos conhecimentos que são próprios e que define quem somos.

    Nº2- A relação é que a razão é o pensamento lógico. Nossos pensamentos baseados em fatos, ou em argumentos convincentes criam conceitos que justificam nossas ações. Logo, a razão é a capacidade que temos de compreender, conhecer e julgar sobre assuntos de nossa realidade.

    Nº3- A educação que recebemos influencia em nosso modo de pensar. Tanto a educação que recebemos em casa (ou de pessoas que convivemos), como a recebida nas instituições de educação são a base do nosso pensamento. Pois com ela temos conhecimento, que nos permite ver as coisas de vários ângulos e de uma forma mais crítica, podendo assim nos posicionar sobre determinadas situações de acordo com o que pensamos.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. 1) O pensamento é basicamente caracterizado pela capacidade das pessoas de compreender o que acontece ao seu redor. Por exemplo: quando uma morte ocorre, as pessoas raciocinam que, pelo menos em vida terrena, não poderão mais entrar em contato com o morto, e nem o morto praticar ações cotidianas.
    A partir de seu próprio pensamento e do pensamento de outros, a pessoa desenvolve o conhecimento: um "entendimento" geral sobre um fenômeno qualquer a ser estudado, que pode ser melhorado e transmitido para qualquer outra pessoa.

    2) A razão é a "inteligência", o dom de pensar, unicamente pertencente ao homem. É o que mantém o homem centrado, capaz de raciocinar quanto ao que acontece ao seu redor. Logo, podemos dizer que o pensamento nunca teria existido sem a razão.

    3) A relação entre a educação e o pensamento é estreita: o pensamento em comum das pessoas origina o conhecimento. O conhecimento é transmitido para outras pessoas, e essa transmissão recebe o nome de "educação".
    Além disso, para assimilar a educação recebida, a pessoa também deve gozar do pensamento, tendo a capacidade de raciocinar a partir das novas informações que ganham.

    ResponderExcluir
  15. Monique

    1- Pensamento é a capacidade que o homem tem de determinar sob seu ponto de vista, podendo ser influenciado pelos conceitos da sociedade o que e certo ou errado,ou espressar ser sentimentos.

    2- Para termos razão em qualquer que seja a situação, devemos em primeiro lugar pensarmos com coerência e sensatez.

    3- Quanto maior o grau de educação de uma pessoa, mais amplo sera seus critérios para poder pensar sobre algo.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. QUESTÕES:
    1 – O que é pensamento?
    Pensamento é a forma que o ser humano ordena os dados presentes na realidade e através deles, reflete sobre tudo aquilo que nota, lê ou ouve.

    2 – Qual a relação existente entre pensamento e razão?
    Nossas ações são reflexos dos nossos pensamentos, que por sua vez, são considerados como o que possui razão e significado pra nós mesmos. No entanto, o pensamento liberta as pessoas, pois não temos que explicá-los e nem mesmo expor o que estamos pensando em determinado momento para alguém. O pensamento baseado na razão é variável e pessoal, já que cada indivíduo mantém suas relações de experiências, conhecimentos e afins, que geralmente são provenientes da cultura que a pessoa adquire durante sua vida.

    3 – Qual a relação entre educação e pensamento?
    A educação desenvolve vários conhecimentos e ramificações diversas, que são adquiridas ao longo do tempo que se constrói a educação tanto moral quanto cultural ou de ensino. Isso permite ao ser humano mais coerência nos pensamentos e ações, e desta forma saber interligá-los e assim poder se comunicar com o mundo em que vive e com a sociedade contemporânea.

    ResponderExcluir
  18. 1- Para mim, o pensamento é toda e qualquer reflexão feita sobre determinado assunto, do mais importante ao mais banal. A partir do pensamento podemos julgar o que é certo e errado, o que gostamos e o que não gostamos. Ele pode ser crítico (quando se tira algo dele) ou não (quando é só um devaneio, como foi dito na aula passada). Então, pensamento é tudo o que passa por nossas cabeças, seja isso relevante ou não.

    2- O que relaciona o pensamento e a razão é que ambos são influenciados pela sociedade. O local onde se vive, se estuda, as companhias, tudo isso contribui para a "criação" dos dois. Uma pessoa que vive em um determinado local pode julgar que agir com sua razão é fazer algo específico. Já uma mora em um local diferente, que tem uma realidade diferente, pode ter uma concepção diferente do mesmo ato, ou seja, para o que uma foi considerado racional, para outra, não. O mesmo vale para o pensamento: pessoas que têm diferentes realidades, na maioria das vezes pensarão diferente.

    3- Pensamento e educação estão extremamente ligados. Como foi dito pela Laíza, a educação que recebemos em casa ou nas escolas, somada com o meio em que vivemos (sociedade, religião, influência de outras pessoas) também educa nossos pensamentos, pois nos torna capazes de pensar criticamente sobre as coisas, julgar o que é melhor pra nós e sermos mais racionais sobre alguns assuntos. A educação nos dá o conhecimento prévio de diversas coisas e isso nos proporciona a discussão de temas (na aula, por exemplo), na qual podemos expor nossos pensamentos e argumentos.

    ResponderExcluir
  19. 1-Pensamento é tudo aquilo que vivemosde acordo com a nossa realidade,e somos obrigados a pensar tudo o que nos vem de acordo com mundo em que
    vivemos.

    2-A relação entre pensamento e a razão,é que o pesamento é livre,e a razão vai depender do que eu penso de acordo do ponto de vista que eu vijo a realidade.

    3-Pois a educação vai de acordo o que o mundo me propõe,na forma que me faz pensar do que é educação..

    ResponderExcluir
  20. 1-Pensamento é a capacidade que o homem adiquire apartir da sua concepção do que é pensamento. Pensamento também faz com que o homem possa destinguir o que é moral(o que é serto ou errado).

    2- A relação entre a razão e o pensamento é que com o pensamento você tem a liberdade de espressar o que sente e qual a opnião de uma determinada coisa e a razão você tem que agir para que uma determinada coisa aconteça, por exemplo, o que se acha certo ou errado.

    3- A relação entre educação e pensamento é que com o pensamento contribui com a educação pois com um pensamento positivo voce pode ter uma boa atitude no meio em que você vive conceituando a educação com o ato de pensar.

    ResponderExcluir
  21. Désirée...
    1. Pensamento e algo continuo, movimento do eu interior, em busca de uma evolução.
    2. A relação entre pensamento e razão reside no qual aonde uma pessoa pensa em seu interior, criando uma razão para si. Um exemplo seria uma pessoa que vive de forma mais equilibrada sem abusos, acha esse fato para ela uma razão de se viver. Razão são escolhas que fazemos encima dos pensamentos, assim refletimos e tornamos várias atitudes em nossas vidas.
    3. Para ter uma relação entre os dois temos que colocarmos os estudos em primeiro lugar, pois assim que adquirimos conhecimento, podendo pensar em relação a eles "pensamentos" , tirando conclusoes do que devemos fazer e o que realmente vale a pena para aquela determinada pessoa. Por isso e muito importante estudarmos, pois podemos pensar em vários assuntos ao mesmo tempo, concluindo grandes conhecimentos evolutivos.

    ResponderExcluir
  22. Leacir:
    1# Pensamento é a reflexão feita pelo homem sobre sua maneira de viver! Trabalho dentro de sua mente!

    2# As pessoas usam o pensamento para buscar a razão das coisas, ambiente e social, buscando um julgamento do certo ou errado!

    3# Ahh... A educação recebida pelas pessoas irá definir seu jeito de pensar, concequentemente o de agir. O pensamento muda de acordo com a mudança de educação!

    ResponderExcluir
  23. 1- Pensamento é a capacidade do homem de formar ideias,analisar situações,de existir,raciocinar,imaginar,formar opiniões,de exercer a inteligência.

    2-Como o homem possui razão,logo ele possui pensamento,já que a razão é a capacidade de diferir o que é certo ou errado e faz uso do pensamento para isto.

    3- A educação modifica o pensamento do homem e vice versa.O pensamento que cada pessoa tem faz parte da educação.Com ela,você aprende a ver o mundo de uma outra maneira,tira aprendizados que junto com o pensamento pode mudar suas concepções de vida ou jeito de ser.

    ResponderExcluir